domingo, 18 de outubro de 2015

Olhares canhestros

 Belos ensaios literários de Lilia Souza
 Ampliar o diálogo literário para além das fronteiras da própria literatura é um dos papéis que melhor distinguem o moderno ensaio literário. Quando esse ensaio produz no leitor um desejo genuíno de retomar às fontes sobre as quais discorre, pode-se afirmar que o ensaísta obteve o máximo de sua arte.

Nos escritos enfeixados sob o rótulo de Olhares Canhestros, Lilia Souza atinge a contento ambos os objetivos a que nos referimos, trazendo ao cenáculo das letras, que montou com engenho e arte, protagonistas seletos da crítica, mas também de outros saberes, como a sociologia, a psicanálise, a antropologia e afins, convidando-os a interagirem em torno da criação literária.

No primeiro plano, porém, assomam os nomes de Cecília Meireles, Guimarães Rosa, Helena Kolody, Chico Buarque, Vinicius de Moraes. Cristovão Tezza e Eça de Queiroz, que, ao lado de Lévi-Strauss, Roland Barthes. Câmara Cascudo, Sigmund Freud, Benedito Nunes, Gaston Bachelard, entre outros, travam intenso diálogo multidisciplinar.

É que o grande ensaio, este de que Lilia Souza dá provas neste nada canhestro, pelo contrário, Olhares Canhestros, tem o condão de despertar o leitor de ficção por linhas oblíquas. Sai-se de suas páginas ávido por reatar contato com o onceiro Iauaretê, com as líquidas visões poéticas de Cecília e Helena, com as difíceis criaturas de Chico e Tezza, com as angústias líricas de Vinicius e com o velho Eça. E quanto mais cedo o fizermos, mais lucraremos dos ensinamentos de Lilia Souza.
**

Nelson Patriota, crítico literário
Para adquirir:
 Faça um depósito de R$ 37,00 na seguinte conta:

Regina Maria Sperança
Caixa Econômica Federal
Agência 0568
Conta 38168-0
Envie-nos para o e-mail abaixo os dados do comprovante do depósito 
e o nome do livro adquirido

livrairegina@gmail.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário